Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

terça-feira, 4 de outubro de 2016

É outubro e é rosa


Há exatos 4 anos atrás..
Ela me chamou numa salinha de reuniões no trabalho e disse.
- Agora sente aqui e escute ... eu vou contar sobre a minha experiência com o câncer.

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
O Câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres não Brasil e no mundo, chegando a 25% dos casos novos a cada ano.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM) SIM : Sistema de Informações de Mortalidade IBGE.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

 AQUI

Podemos achar como todo  bom brasileiro que pode não acontecer conosco. Mas acontece SIM. E precisamos como mulheres tomar mais cuidados com o nosso corpo. Com a nossa saúde. 
Minha cabeça deu um nó enorme... levei papel e caneta para anotações... mas meu cérebro entrou em curto circuito a medida que as "cenas" da vida real da auditora médica Vânia Ventim foi entrando em meu conduto auditivo. Congelei no tempo e no espaço e por mais que tentasse não conseguia me colocar no lugar dela.
 A Vânia é um exemplo de luta e de vida.

E aconteceu com ela.






A Amanda do blog " Diário Câncer de Mama" que super indico a leitura nos fala de uma maneira ímpar a sua experiência:
O câncer mostra um lado da vida que antes não enxergávamos. Só quem passa e quem convive do seu lado sabe. Os minutos são preciosos, os momentos de alegria também. Passamos a escolher a dedo o que realmente importa e quem realmente importa também. Não quero julgar o comportamento ou a reação de ninguém, mas é a mais pura verdade quando dizem que é na dificuldade que vemos quem está do nosso lado. É claro que uns tem mais recursos que outros, alguns não sabem lidar com a situação, mas as vezes esperamos mais de alguns do que de outros que estão de longe, só que mais perto.

O câncer de mama é muito mais que um laço rosa. Não é nada fácil o que vem com ele. Para quem acha que o “cabelo é o de menos”, por exemplo, está muito enganado. Porque você não fica careca antes de fazer essa pergunta idiota? O cabelo importa sim e muito. Somos mulheres e não queremos ficar carecas. É um saco o cabelo quando está crescendo, é um saco usar perucas, lenços, colocar apliques para tentar se sentir mais bonita, ficar sem cílios, sobrancelhas, pois além de não ter mama, não ter cabelo fica muito pior. Essa é a verdade. Também não queremos saber quem morreu de câncer, pois estamos tentando sobreviver e ter esperanças em quem está vivo. E o fulano que morreu, não perdeu a batalha para o câncer, ele somente morreu como todos vão morrer um dia.
Fonte : http://diariocancerdemama.blogspot.com.br/2016/04/desabafo-sobre-o-cancer.html

Nessa tarde de 03 de outubro de 2012 eu me senti meio fora órbita ( além das minhas condições normais kkkkk).  A sensação que eu tinha era que estava sem gravidade.. meus pés flutuavam pelo espaço.
Até que cheguei na minha cadeira, sentei e fiquei olhando para a imensidão da tela do blog em branco observando piscar do cursor. Me perguntando por onde começar. Pelo sentimento, eu pensei num primeiro instante. E se tem uma coisa que o ser humano ultimamente não está sentindo é o verdadeiro significado da palavra sentimento. 
O respeito pelo ser do outro está dando lugar ao pré-conceito, ao julgo, ao achismo.

Mas eu agora não estou aqui para falar do outro .... mas do câncer de mama.

E quando a Vânia finalizou a entrevista com a esperança embutida em toda a sua extensão, eu senti um booommmm aqui dentro. Respirei fundo e vi que ficou legal o resultado. Até onde eu vivi da história da Vânia o que senti de mais importante e fundamental para o tratamento de câncer e seu sucesso é o apoio e amor em família. É a presença, o afeto, o carinho sem o piegas do sentir pena. Não!
Amor incondicional, sincero.. de doação de alma.

Bjs e até o próximo post!

Debby :)














3 comentários:

  1. É uma experiência dilacerante, tb como vc vi relato de pessoas amigas e por mais empatia que possamos ter ficamos muito aquém do sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Olá , tudo bem?
    Achamos suas frases incríveis! Ótimo conteúdo!

    Possuímos um site pertinente aos assuntos que você costuma postar.

    Gostaríamos de iniciar um contato contigo, com intuito de parceria.

    Você tem interesse?

    Por favor, aguardamos o seu retorno pelo email contato@cortejando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindas frases de amor. Muito obrigada pela visita.
      Já entrei em contato no email informado.

      Saudações
      Debby

      Excluir

Aqui você vai chorar comigo, vai rir comigo, vai recordar comigo, vai se emocionar.. vai viver comigo.
Mas quando sair comente..
E me faça feliz! Debby :) :)