Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Bem vindo, você é meu visitante número:

contador

Lomadee

Viaje pelo mundo com a ZARPO!

Patrocinando Em nossas Vidas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Outubro Rosa - Quimioterapa/Radioterapia




Meu tempo parou, minha vida parou porque por dentro eu sentia que vegetava.
A minha vaidade nessa época da quimioterapia tinha me abandonado ou eu abandonei ela.
Além dos vômitos, náuseas, mal estar geral, sentia um vazio muito grande dentro de mim. Esses efeitos duram poucos dias, mas durante o processo em que estamos na unidade tomando a infusão é que nos sentimos mais debilitada porque quando a medicação vai para nossa corrente circulatória os efeitos são imediatos.
Lembro nitidamente (e no momento até parece que estou sentindo aqueles efeitos.) que eu olhava e a medicação não acabava, parecia uma eternidade.
Dizia comigo mesma
- Meu Deus acabe logo com isso, eu não agüento mais.
Minha filha, ou cunhada, ou irmã, ou ex-marido, ou meu filho seguravam a minha mão e choravam junto comigo.
Muitas vezes eles tinham uma postura de fortaleza em minha frente, porém se revezavam na sala e hoje tenho certeza que eles saiam para não desabar em minha frente.
Ao voltar para casa sempre contava com a minha secretária que por sinal cuidava muito bem de mim, me dava gelo (para evitar vômitos, náuseas) , suco gelado, fora o suco de jenipapo que eu detesto aff eu nem queria beber nada só queria ficar quieta em meu quarto e sentir minha própria dor.
Segurei o máximo que pude, mas tinha momentos em que não segurava e as lágrimas teimavam em descer pelo meu rosto tão descolorido, tão sem vida.
Pêlo eu não tinha mais pelo meu corpo, unhas arroxeadas e isso me deprimia muito.
 Vânia e o filho.
Nossa! Como eu fiquei ... como mudei a minha aparência, acredite, nem me olhava pro espelho no inicio do processo.
Aos poucos fui me acostumando e tomando vontade de ficar mais bonitinha kkk maquiagem, lenços bonitos e etc.
Na radioterapia os efeitos são mais brandos, exceto ver aquela marca vermelha que marcava o local exato da aplicação. Foram 32 sessões de radio, minha mama já tão sofrida pelas irradiações ficaram pretas, e eu nada podia fazer. Só o tempo!
Um sentimento enorme de pena de mim mesma me inundava porque estava mutilada e não sabia o que a vida me reservava mais na frente.
Sempre fui temente a Deus e sempre pedi com muita fé que tudo aquilo acabasse logo se fosse para eu ficar boa.

Essa doença nos deixa cicatrizes profundas dentro e fora do corpo. E é, uma cicatriz muito feia, sei que meu médico fez o melhor possível, hoje já fiz minha plástica e creia está melhor que antes kkkk
Sempre quis que as pessoas conversassem comigo, me olhassem como eu olhava para elas.
Mas, olhar de pena, vixe ninguém merece, olhar de nojo muito menos. Mas tive alguns olhares de pessoas que me admiravam pela minha luta, pela minha coragem e pela minha força. Nem sei de onde vinha isso tudo.
Só queria mesmo era ser respeitada e tratada como uma pessoa normal e não ver as pessoas com o dedo indicador apontando para mim.

Meu nome é Vania Ribeiro Ventin tenho 58 anos de idade, tinha 50 anos quando descobri o câncer de mama, sou enfermeira auditoria. Junto com a Debby e esse espaço maravilhoso de interação e comunicação terei imenso prazer em relatar um pouco da minha experiência e mais ainda em ajudar, em informar sobre a prevenção do câncer de mama e dizer que com informação, prevenção e fé ele pode ter cura sim. Basta que a gente queira. Se você tem alguma dúvida, quer saber mais alguma coisa sobre o Câncer de mama pode me mandar um e-mail. vaniaventin@gmail.com
Se você se interessou por esta fase da minha vida, leia também
Outubro Rosa - SINOPSE

De acordo com um estudo realizado pela a OMS (Organização Mundial de Saúde). Mostra que metade de todos os fumantes chineses, e um terço dos fumantes indianos e vietnamitas, não sabem que fumar provoca doenças do coração. Mesmo em países desenvolvidos, como Canadá, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, entre um terço e metade dos fumantes não sabe que o fumo  passivo pode prejudicar o sistema cardiovascular.

No final de 2011, o Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba revelou que mais de 80% dos jovens iniciados sexualmente desconhecem a ação da contracepção hormonal e não têm qualquer conhecimento sobre o uso da chamada pílula de emergência.

Em 2010, outro estudo realizado pela UNICAMP mostrou que 22% dos ginecologistas desconheciam o mecanismo de ação da pílula de emergência, acreditando que ela seria  unicamente um método abortivo.

Eu acredito que muito mais que ignorância o pré-conceito é falta de informação.

E para você que está morrendo de curiosidade de conhecer a Vânia... ou vaniquita como eu carinhosamento a apelidei. Aliás apelido é comigo mesma kkkk
Aqui está essa amiga que amo de paixão.

Bjs e até o próximo post
Debby :)

6 comentários:

  1. Oi Debby, você nem imagina o que estou sentindo vendo minha foto no seu blog. Foto essa que retrata a minha felicidade de saber que as pessoas tem sido tocadas no coração com relatos tão verdadeiros e que espero estar ajudando as pacientes de oncologia. Ver o antes como eu me vi e o depois como estou me vendo agora, é de uma alegria infinita. Agora um recadinho para minhas amigas de oncologia C50,como somos chamadas, fiquem bem, tenham fé por que tudo vai passar e sejam fortes para superar os sintomas da quimioterapia e da radioterapia. Não se vejam mutiladas porque, nada como um bom bisturi e um cirurgião plástico para resolver essas cicatriz fisica, a da alma deixa por conta do nosso Deus poderoso,fé e muita oração,determinação, amor e coragem.Desistir !!....nunca porque nos amamos. Coragem vocês também vão vencer.Eu venci!Vania Ribeiro Ventin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga
      E você não tem noção da alegria que me invadiu quando li cada palavra sua de força, de fé e de coragem para as amigas que viveram ou vivem esse mesmo problema.
      Te adoro viu ?
      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  2. Tão bom ver essa força e garra!!1 precisamos sempre! beijos às duas!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Obrigada pelo carinho e pela sua visita.
      Acho que sempre precisaremos de exemplos assim não é ? em todos os setores de nossas vidas.

      Bjs no coração
      Debby :)

      Excluir
  3. Oi amiga...
    Quanto mais leio minha propria historia contada por você mas fico emocionada, até parece que não foi comigo! Espero que seus leitores tenham gostado desse relato que foi contado exatamente como aconteceu e que tenha servido de alerta para se cuidarem . Amiga, minha vida realmente mudou muito depois dessa doença, hoje a vida para mim é para ser vivida nos minutos, nos segundos em todos os momentos e lugares.Aproveitar o maximo de tudo porque o amanhã ninguem sabe o que pode acontecer. Caros seguidores da Deby, não deixem a vida passar em branco, vivam plenamente,momentos ruins todos temos mas, temos que ter sabedoria para enfretar os obstaculos. A vida, é uma só e a minha eu quase perdi!!!! Se cuidem e vivam plenamente todos os dias, não esqueçam de agradecer por abrir os olhos ao amanhcer, sinal de que estão vivas para ajudar, amar, trabalhar e se cuidar...Deby, as flores foram só pra dizer o quanto você fez bem a mim mesma e creia se pudesse te daria um jardim repleto de rosas, borboletas, passaros etc...Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaniquitaaa
      Amei a idéia do jardim com tudo que mais amo de encontrar em um lugar assim. kk
      Amiga sempre ouvi dizer que o outro é sempre nossa melhor escolha em todos os sentidos.
      E entrevistar você naquele dia me deu uma conotação, uma compreensão totalmente diferente para meus dias seguintes. E pensei em publicar aqui porque amiga.
      Quem ama cuida.
      E quem se ama ? Se cuida não é mesmo ?
      Amo você viu ?
      Bjs no coração
      Debby :)

      Excluir

Aqui você vai chorar comigo, vai rir comigo, vai recordar comigo, vai se emocionar.. vai viver comigo.
Mas quando sair comente..
E me faça feliz! Debby :) :)

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campanha de incentivo a Leitura

Campanha de incentivo a Leitura
Vamos ler mais e melhor!