Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

Bem vindo, você é meu visitante número:

contador

Lomadee

Viaje pelo mundo com a ZARPO!

Patrocinando Em nossas Vidas

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Santa curiosidade


A minha prima tem uma clinica odontológica ( eu pretendo ser paciente ... um dia ) 
Então! 
Já me familiarizei com algumas coisas, pessoas e termos do mundo dental, mas aquela zoadinhaaaa (timmmmmmmmm) ainda treme minha alma por dentro.
Com esse avanço ultra-mega-power-avançado da tecnologia podiam re-inventar esse aparelhozinho com silenciador né ? kkkkk


   Então prontuário vai, prontuário vem me bati com aquele "rx" que sempre, SEMPRE, aparece antes do medicamento no receituário.
    E como toda boa baiana curiosa fiquei me perguntando
"que diacho é isso ?" Me diz!!
   Diacho no dicionário baianes depende do estado de humor de quem está pronunciando kkk tipo: Se você estiver calmo é algo que não se sabe o nome e funcionalidade. Que foi o meu caso!

   Fui no nosso pai maior "GOOGLE" e descobri que esse "Rx" existe desde os primórdios da humanidade ou quase.

Dr. Alexandre Amato
O “R” cortado (Rx) é um símbolo usado por alguns médicos no início de sua prescrição, não é um simples “R” e “x”, é um símbolo que não existe no nosso alfabeto, é um “R” itálico, com uma perna maior, com a linha do “x” cortando-a (.).
Existem várias explicações sobre sua origem. Uma dela é de que o símbolo deriva do “Olho de Horus” ou “Olho Sagrado”, um símbolo mitológico do Egito antigo, que significa proteção, restabelescimento da saúde, intuição e visão. Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e má sorte, sendo muito parecido com a abreviação “Rx”. O símbolo originou da lenda do deus egípcio Hórus (ou Harpócrates), deus do Céu, filho de Osíris (deus do Sol) e Ísis (deusa da Natureza), que lutou contra seu tio, o deus Seth (deus do Caos), assassino de seu pai, pelo trono do Egito. Numa das disputas, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus (a Lua), mas foram curados e sua visão restaurada, quando Thoth (deus da Sabedoria e da Mágica) uniu as partes e derramou leite de gazela. Finalmente, após 80 anos, Hórus, com sua visão restaurada, derrotou Seth e tomou o trono do Egito, reunindo novamente o Egito.
    O símbolo une um olho humano com as marcas de um falcão, ou cicatrizes da restauração, pois Hórus tinha a cabeça de falcão. Tem sido usado por séculos, representando saúde e proteção.
   Outra teoria, é de que deriva do latim “recipere”, significando “recuperação” ou “take, thus”e precede a prescrição de alguns médicos.
    Nos tempos em que os médicos precisavam prescrever a fórmula do medicamento, e misturando e compondo seus ingredientes. A abreviação “Rx” era completada por uma afirmação como “fiat mistura” que significa “que a mistura seja feita”.
Outra teoria é de que “Rx” é uma invocação ao Deus Romano, ou ao planeta da sorte, Júpiter. Uma prece a ele, para que o tratamento seja efetivo, tanto que, em manuscritos médicos antigos, todos os Rs eram cruzados.
Talvez, o símbolo não seja muito usado em nosso País, por sermos essencialmente católicos.

Fonte: http://www.culturaesaude.med.br/content/hist%C3%B3ria-da-prescri%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica

   Sabe quando o peito infla de satisfação. Tudo bem, que comparado as grandes curiosidades mundias essa minha é chulezinho. Mas fiquei realizada.
Se levar em consideração que a maioria dos médicos que entrevistei não obtive resposta e outros respondiam: - Nem me pergunte porque nem meu professor da faculdade explicou!

    Estou começando a considerar essa minha santa curiosidade como um dom... será ? :)

Bjs e até o próximo post
Debby :)
   









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você vai chorar comigo, vai rir comigo, vai recordar comigo, vai se emocionar.. vai viver comigo.
Mas quando sair comente..
E me faça feliz! Debby :) :)

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Campanha de incentivo a Leitura

Campanha de incentivo a Leitura
Vamos ler mais e melhor!