quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lampião e a blogagem Coletiva Escritos Lisérgicos Lendas Urbanas



A minha vó materna nasceu em uma cidade chamada Jeremoabo e desde pequena sempre ouvi falar que era uma das regiões mais secas do interior da Bahia.
Quando íamos dormir na casa dela (e nós adorávamos) ela ficava até tarde contando os causos dela e eu ficava bebendo cada palavra. Nossa! E ficava imaginando cada cena, cada detalhe.
Certa noite ela começou a falar de Lampião dizia que uma vizinha dela era parenta de uma integrante do bando chamada Dadá.
E foi assim
Minha vó dizia que Maria Bonita não era muito bonita kkk e ai de quem se atrevesse a chamá-la de outro nome.
Muito ciumenta contou que certa feita ficou sabendo que uma fazendeira ganhou um par de brincos de seu amado lampião. Sem saber se o fato era verdade ou não. Maria Bonita foi atrás da outra mulher pegou o facão e olhando cheia de ódio nos olhos da outra disse que ficaria com os brincos mas a orelha ficaria com os cachorros.
Ela dizia que por onde ele passava deixava rastro de dor e tristeza, que era história pura de quem dizia que ele tirava dos ricos para dar aos pobres isso raramente acontecia quando a cidade inteira se dispunha a ajudar o bando, dando guarida, moedas , roupas, comida e etc. Ai sim, antes de sair de tal cidade  ele deixava umas poucas moedas. Detalhe: moedas que roubou da própria cidade.
Minha vó contava que Dadá era namorada do Corisco que também fazia parte do bando e que assim que ele “namorou” com ela, “a bichinha” sangrou tanto que quase morre.
- Bichinha vó ? Bichinha? A mulher se entrega de bandeja para um cangaceiro muito mal e a senhora ainda chama de bichinha?  (kkk eu dizia)
Maria Bonita era tão ciumenta que quase mata uma das integrantes do bando de surra porque reparou que a tal mulher olhava a silueta de seu amado pela tenda de uma barraca.
As correções ela fazia na frente de todas as outras mulheres para servir de lição, de exemplo.

Meu avô fazia parte da policia no sertão e viva fora de casa nessa época atrás de lampião.
Ainda bebê minha bisavó quase entrega a sua filha (minha vó) para a mãe do lampião só foi recusada porque ela achou o bebe muito branco, parecendo uma alma penada kkk. Quero esse não. Mata! Disse por fim
Minha bisavó de joelhos segurando a barra da saia da mulher montada sob o cavalo, implorou por tudo e ainda pelo sentimento materno que por certo habitava na outra, uma vez que também era mãe.
Disse que um brilho estranho passou nos olhos da mulher e ela respondeu.
- Só porque se ajoelhou!  Mata mais não.
Ela contava que Lampião só gostava de tudo do bom e do melhor, imagina até perfume francês ele fazia questão de usar.

Essa é uma blogagem coletiva proposta por Christian V. Louis do blog Escritos Lisérgicos em parceria com o blog Uma Pandora e sua caixa.

Beijos e até a próximo post
Debby :)

13 comentários:

  1. rsss.Muito legal e nunca imaginei Lampião usando perfume francês,sr beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica
      Imagina a minha reação quando ouvi a minha vó contando isso.
      Cangaceiro chic ! kkk
      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  2. Debby, é muito interessante esta sua participação porque há muita gente que ainda considera este cara um ícone, um herói em nosso país quando, em verdade, quem o conheceu ou teve algum contato com pessoas de seu bando como ocorreu com sua bisavó, sabem muito bem que ele não passou de um cara sanguinário e interesseiro.
    Esta história de que Maria Bonita (não tão bonita assim, ahah #euri) havia arrancado a orelha de uma suposta amante de Lampião uma professora tinha nos contado no Ensino Fundamental, a mulher era terrível.
    E que "namoro" esta Dadá teve! O.o
    concordo com você, há gente que parece não ter noção do perigo.
    Debby, muito obrigado pela sua participação em nossa BC, ela foi muito rica, penso que poucos tiveram a oportunidade que você teve de contar sobre Lampião de forma vivenciada assim e tão realista.
    Meus muitos parabéns pelo seu post!

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Christian
      Obrigada pela visita
      Inicialmente fiquei sem saber sobre o que escrever a maiorias das lendas que conheço foram publicadas.
      COnfesso que pensei em contar um "causo" que meu pai vivenciou numa usina de açucar abandonada no interior onde ele nasceu, sobre a brincadeira do copo.
      Mas assim que entrei no seu blog dei de cara com ela. kkkk e lembrei do Lampião.
      Realmente em minha época de escola ouvia falar que ele não era de todo ruim. Mas com os relatos da minha vó vi que a história foi bem outra.
      Obrigada pela oportunidade de particpar de uma blogagem tão rica e interessante.
      Adorei
      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  3. Nossa... também gosto muito de "causos", e é um privilégio você ter alguém da família que viveu e viu uma parte de nossa história.
    E também nunca havia ouvido falar de Lampião usando perfume francês, ehehhe... minha mente doida pensava que esse pessoal não era dessas "frescuras". Ahahah.. Parabéns pela sua participação, desmistificando uma quase lenda que como disse o Christian, muitas pessoas ainda veneram.. mas a verdade é que Lampião, apesar de fazer parte dessa blogagem, não merece virar lenda. Pelo menos não como "bonzinho"
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marina
      Obrigada pela visita
      O que mais a minha vozinha tinha era causos. Ainda vou fazer um post contando como ela e meu vô se conheceram. kkkk
      Se fosse bonzinho como tentaram mascarar por um tempo lá atrás não teriam uma morte tão feia. Mas quem sou para julgar ??
      Amo perfume frances... bom gosto ele tinha ´para um canganceiro virado na zorra (como dizemos aqui na Bahia), vai ver que era por isso que Maria Bonita era tão ciumenta né ? kkkk
      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  4. Nossa!! Adorei seu post..
    Gente fico aqui imaginando como seria aquela época.. lampião e seu bando.. quantas maldades fizeram..
    Sua participação foi maravilhosa.. aliás essa BC foi maravilhosa..
    Um beijo carinhoso e uma noite linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila
      Obrigada pela visita
      Também adorei essa blogagem.
      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  5. Acho a história de Corisco mais interessante que a de Lampião. Assisti o filme "Corisco, o diabo louro" com Leila Diniz interpretando o papel de Dadá e foi nesse filme que vi de perto o seu talento. Dadá com 12 anos é estuprada, mas depois disso, Corisco se arrepende e tornam-se marido e mulher. Vivem uma linda história de amor. Em uma outra versão, Dira Paes interpretou Dadé e venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília e Chico Diaz (Corisco), o de melhor ator em Gramado.
    Pelo que você pode perceber, as histórias que conheço do cangaço foram através de filmes, documentários e reportagens. Ainda não tinha lido nada de uma pessoa envolvida diretamente com essa saga nordestina. Sua bisa foi valente!!
    Adorei ler seu texto!! Sabe que gosto de fatos marcantes da nossa história. Bom feriado!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luminha
      Já ouvi falar desses filmes.
      Valente mesmo talvez por isso tenhamos o ROCHA no sobrenome kkk.
      Obrigada pelo carinho de seus comentários como sempre. Mas olha tomei um susto com a s imagem do seu post não esperava !!! kkk tu me pegou de surpresa

      Bjs
      Debby :)

      Excluir
    2. David Anthony é um fotógrafo cinematográfico... rs.

      Excluir
  6. Vdd dizem que eram umas pestes mesmo, nada de heroico em seu jeito de ser, gostei de saber um pouco masi e de sua participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia
      Obrigada pela visita era que mais minha vó contava eram os "causos" de lampião. kkk
      Obrigada

      Excluir

Aqui você vai chorar comigo, vai rir comigo, vai recordar comigo, vai se emocionar.. vai viver comigo.
Mas quando sair comente..
E me faça feliz! Debby :) :)