Clinica Odontológica Silvânia Rocha

Clinica Odontológica Silvânia Rocha
Clinica Odontológica Silvânia Rocha 3019-8911 3052-1880

terça-feira, 5 de março de 2013

Mudanças / Escola Nova


Então!
Depois da pausa para digerir toda a novidade, a solitude, o vazio, a saudade de uma mudança de cidade.
Agora é hora de respirar para digerir o que está por vir.
Estou tendo dificuldade com a adaptação de João, meu caçula na escola nova.
E acreditem a gente pensa que é criança, que  isso é no começo, vai passar. Digo a você que é mãe, que é pai, que é responsável por uma criança, um jovem . NÃO É ASSIM NÃO!!!
Eles sentem saudades sim, eles ficam tristes, eles estranham não só a nova tia e os novos coleguinhas, mas todo o mundo ao redor deles.
O ideal é conversar com eles desde antes do primeiro contato com a escola, levar antes para visitar, mostrar a salinha.
Infelizmente não tive essa oportunidade com o João. O primeiro dia eu levei um tempo conversando com ele, olhando nos olhos. 

Pausa
Quando for conversar algo sério com seus filhos menores, ajoelhem-se, fiquem da altura deles e olhe dentro dos olhos deles. Eles precisam sentir segurança naquilo que você está falando.
Fim de pausa
E disse que a mamãe ia pro trabalho e que ele iria ficar com a Tia Tal e mostrei a salinha dele, os amiguinhos dele. 
E deixei meu filho nos braços da tia chorando.... de soluçar.
Eu não queria sair do lado dele mas precisava ir pro trabalho.
Sai com lágrimas nos olhos o corpo, a idade o bom senso me pediam para não chorar ali naquela rua mas minha alma já estava em prantos.
E me perguntei até que ponto alguns sacrificios são válidos.
Mas sabia que ele ainda estava com os 45 dias longe de mim em sua cabecinha.
Quando voltei a noite ( ele está no integral = Manhã + tarde )  nossa! Os olhinhos dele brilhavam e ao mesmo tempo gritavam a alegria daquele instante.
Quando você disser ao seu filho, eu vou mas volto. Volte!
Mas volte mesmo porque ele vai acreditar em você com a vida dele.
Uma semana de aula e João ainda chora um pouco quando por algum motivo deixo ele na escola. Mas faço questão de acompanhar os dois até o quarteirão perto da escola, porque muito perto do portão sei que é prejudicial para ele e para mim também.
Chegando em casa esqueça o trabalho, as chateações, os problemas (quando for possível, claro !! kkk ) e entre no mundo do seu pequeno.
Procure saber como foi a escola, se ele gostou disso, se gostou daquilo, qual a atividade que ele fez e qual ele mais gostou. Demonstre alegria, que legal.... Mostre que você também está feliz. 
Com o Tiago o problema é um pouco mais fácil de lidar.. porque ele sente falta dos amigos que deixou em Salvador, da galera da escola. E eu sei o quanto esse processo de adaptação é dificil.
Mas conversando a gente sempre se entende.

Estou conversando sempre, procurando saber se ele tem noticias de fulano, de cicrano. Postando no face dele, curtindo, compartilhando. 
Mas sei que o intervalo entre a semente e a flor chama-se paciência.
E estar frequentando a comunidade da igreja anglicana PAES, me ajudou muito assim que cheguei lembram ??? continua ajudando agora a minha familia que está completa.
Tudo bem que as vezes tenho a impressão de que posso morar anos aqui mas sempre que lembrar de meus pais, irmãos e amigos meu coração vai chacoalhar.
Beijos e até o próximo post.
Debby :)