quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A idade e seus ultrajes


Não!
Voltando em minha infância vejo
Que tinha ânsia em envelhecer; esquecendo.
Algumas vezes de alguns bons momentos viver.
O tempo que eu achava que corria fracionado
Hoje vejo que era muito acelerado...
Vejo-me correndo pela barra da saia da minha mãe a quem amava e ainda amo com muita paixão.
Quem me ensinou a respeitar o bom velhinho; o ancião.
Aos 15 anos eu urgia em viver os 20.


E achava muita elegância aos zeros que o tempo, a vida na idade acrescentava. E mais ainda quando a mulher sabia se comportar dentro do intervalo da sua idade. Talvez pré-julgando aquela de 50 que se comportava como a de 20 que eu achava errado. 
Mas meus botões adolescentes como sempre, se comportavam.
Se entendiam como se velhos fossem
E tão bem se davam.
Aos 30 pela minha nada mole vida, pela minha pressa em envelhecer, esqueci de amadurecer.
De crescer... 
E atropelei algumas etapas que deveriam ser vivenciadas, experimentadas após os 30 e com uma certa estabilidade financeira e emocional. Mas a vida é tão mágica que às vezes penso ser surreal.
E me ensinou que quando Deus quer mesmo que eu não queira, eu vou saber crescer, sorrindo e algumas vezes chorando. Mas, vivendo como tem que ser.
Cada ano, acrescentado neste meu viver.
Pouco tenho do que me arrepender exceto do que não fiz, pois tudo que fiz a luz da minha razão no momento, naquele instante considerava como certo.
Chegando aos 40, antes me aterrorizava. Mas hoje me sinto sim como dizem por ai: ((((Veja meu posto especial 40 anos)))) AQUI
-Na idade da loba.


É quando enfrento meus medos em silêncio...
É quando grito meus sons às vezes mudo e outros estampados; não nas minhas rugas, mas nas minhas ações. Nas minhas atitudes.
E que venham os anos, que marquem na pele a minha história.
Em cada sulco, em cada ruga. Uma cor, uma marca de vida, de experiência...
Onde em cada novo amanhecer
Irei tecer com o mesmo amor, o mesmo carinho cada página na história da minha arte de envelhecer.


Fiz esse texto participando de uma ciranda poética em 26/06/2012 e achei "ao acaso" numa pasta de backup.

Bjs
Debby :-)

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SOS Brumadinho


E foi preciso 65 pessoas serem assassinadas, 288 (ao menos) serem dadas como desaparecidas para que nós escutássemos os gritos da natureza sobre as barragens de rejeitos de minérios de ferro,.
Mas... o que é mesmo uma barragem de rejeito de minério de ferro?
De acordo com o site Organics New Brazil :

"Uma barragem de rejeito é uma estrutura de terra construída para armazenar resíduos de mineração, os quais são definidos como a fração estéril produzida pelo beneficiamento de minérios, em um processo mecânico e/ou químico que divide o mineral bruto em concentrado e rejeito. O rejeito é um material que não possui maior valor econômico, mas para salvaguardas ambientais deve ser devidamente armazenado."

E não é só isso esse número pode subir.
Existem outras vitimas que não estão sendo contabilizadas

E muitos outros animais desapareceram... sumiram e também foram assassinados nesse mar de lama.

Tragédia ou não o que eu sinto é muita tristeza.., muita mesmo.

E me perguntei enquanto o sensacionalismo exorbitante das mídias ecoavam na tv... Deus , o Senhor com certeza tem uma explicação que não vimos a tempo, que não ouvimos a tempo, que não sentimos a tempo.

Recebemos da vida conforme damos a ela.... Olha a natureza viva ao nosso redor, quanta beleza ? Quanto perfume ? Quantos animais belos?  alguns hoje tão raros (devido a ação do homem ).

E fui bem no meu fundo, sentindo minha alma se rompendo por dentro, chorando juntos com aquelas pessoas e como doeu ver as árvores antes verdes e frondosas, cinzas, tristes... A natureza chorou em diversos tons de lama com os 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos criados pelo homem.




No nulo conhecimento que tenho de engenharia ambiental, acredito que tenha algum ser humano capacitado que passou por cima dos números informando sobre clima, quantidade de rejeitos, o impacto disso no meio ambiente. Alguém sabia que algum dia isso iria acontecer.

E não é só isso... os familiares, os filhos, as mães, os pais, os irmãos, as esposas, os maridos estão em busca de seus familiares para fazer um velório digno, descente e acima de tudo humano. Estão sem respostas, sem noticias, feito zumbis vagando pelas ruas enlameadas... e vão para onde ? Esperar quem?

Mas podemos sim... ajudar de onde estivermos.
Orando pelas famílias desoladas, sem teto desabrigadas, pelos desaparecidos, pelos que morreram. 


Se você está em BH ajuda aqui:Mantimentos podem ser enviados para a sede da ONG E-Missão em Belo Horizonte: Rua Jaguari, 673 – Bonfim, Belo Horizonte – MG.

A ONG Transforma Brasil está convocando voluntários. A ação de emergência é fruto de uma parceria com a ONG mineira Emissão Hope. A maior necessidade é enviar psicólogos, médicos, assistentes sociais e voluntários para ajudar na limpeza e separação de donativos do local. Igrejas, ONGs, empresas e governos também podem disponibilizar voluntários através da plataforma para ajudar nas buscas e na arrecadação de água, roupas e alimentos. 

Veja mais aqui : ONG Tansforma Brasil
e aqui no site João Alberto: João Alberto.com

Se você está em outros estados dá uma olhada aqui.


Rio de janeiro ==> Shop Fashion Mall
                     ==> Shop Jardim Guadalupe

São Paulo       ==> Shop Metrô Tucurivi
                     ==> Shop Granja Vianna

Osasco           ==> Super Shop Osasco

Sorocaba        ==> Pátio Ciané Shop

Salvador         ==> Shop Paralela

Maceió            ==> Shop Pátio Maceió


Estão sendo aceitos água, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, materiais de higiene pessoal e limpeza, medicamentos humanos e veterinários.

Bjs
Debby :(



terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Botando a cabeça pra funcionar nº 2

Essa brincadeira acontece  sempre aos dias 5,15 e 25 de cada mês!
Vamos brincar?
Vi no blog da amiga Rosélia 



A imagem de hoje é essa:



E aqui estamos em mais uma brincadeira..


Assim como é mais fácil julgar do que ajudar
É muito mais cômodo reclamar do que agradecer

Pra quê sair de nossa famosa zona de conforto da acomodação e tirar o pó da preguiça e do apego debaixo do carpete roto de nossa reforma intima?

Porque agradecer dá mais trabalho do que reclamar?

Porque reconhecer é difícil, mexe com zonas tão pouco futucadas em nossas essência como humildade, compaixão e as vezes piedade. Sentimentos nobres que dão trabalho para praticar e o por que o que nos leva a prática é o hábito.



Nós já nascemos chorando.... reclamando!
Para que parar, encarar e TENTAR resolver...??? Me diz!

Pois a brincadeira segue em nossa imaginação e criação
Quem reclama azeda o coração
E quem agradece só tempo para ver o que faz bem ao coração.

E você ai... prefere adoçar ou azedar !?!?!?

Bjs
Debby :)


sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Desafio 160



Eu vi no blog da Rosélia este Desafio e fui na fonte..

Iniciativa de Margarida Fonseca de Portugal.
E tudo começa assim:

Vamos a um quebra-cabeças primeiro. Que palavras conhecem que, em qualquer zona da palavra, contenham FAG e/ou FIG e/ouFOG e/ou FUG?
Vamos encontrar o máximo possível – depois é só escrever pondo pelo menos 12 no texto.

Eu escrevi assim:

O que me AFAGA mesmo a alma poeta
É trazer para o papel as FAGULHAS incandescentes de sentimentos
Sentir o que o coração sente e transcrever o sentido FIGURADO para o outro ler
Mas agora a brincadeira é embaralhar o FIGURINO e trazer a tona frases sugeridas. É só o FÍGADO desopilar, deixar as FIGURINHAS  em nossa mente bailar e muito cuidado para não descuidar, cair , tombar, e a timidez o rosto corar, DESFIGURAR.
Mas o que me AFAGA mesmo a alma poeta além de escrever, é observar
Ver a vidar e seus movimentos, sendo FIGURANTE ou atuante.. mas simplesmente ser,
CONFIGURAR a paixão em suas nuances, sem me AFUGENTAR e neste mar imenso me AFOGAR.
E me AFOGANDO vou firme olhando para frente, sem FUGIR , me REFUGIANDO nos formatos e colos diversos do amor..fazendo do peito do amor o meu REFUGIO, infinito e particular. 

Espero que tenham gostado.

Bjs e até o próximo post
Debby :-)



quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Vida que segue!!

Eis que mais um ano se passou.
Vi um texto fantástico ( mas está em francês ) no blog  da minha amiga, que carinhosamente chamo de minha altura kkkk (porque será né ? kkkkkk ) e lá no diário de Bordo li esse texto que o google me fez o favor de traduzir. E vou transcrever para você um dos trechos que achei interessante. O texto foi escrito em 2015
"  É neste espaço precário que a modernidade e a tradição colidem incessantemente. O sol e a lua de hoje em 2014 e os de amanhã 2015 são estranhamente semelhantes, mas são completamente diferentes, uma vez que os nossos olhos mudam. somos nós que modificamos e não as coisas que mudam. À meia-noite estamos em 2014, ao meio-dia estamos em 2015. Alguns confetes multicoloridos, alguns fogos de artifício, alguns favores de festa nos separam uns dos outros.  "

O texto em si é fantástico.

Mas a vida segue e precisa ser vivida por mais que queiramos estacionar em algum tempo seja passado ou no futuro, ela simplesmente nos atropela, nos empurra meio que por osmose a seguir para frente. Porque aqui estamos para evoluir e retrocesso, seja lá em que sentido for, não combina com evolução
É quando o novo toma sentido e dimensões bem maiores do que a mesmice das coisas do ano ido, do ano vivido que já faz parte do nosso passado. É alguma coisa que nasce junto com o ano novo dentro da gente. Que nos impulsiona voluntariamente a perder o interesse nas coisas que ficaram lá atrás. Simplesmente porque não podemos mais vivê-las. E ai fica um gosto gostoso de saborear a novidade venha ela em que formato for.
Desde que seja nova... um batom novo, uma calcinha nova, uma posição, um tempero, uma cor.. seja lá o que for.. que venha com sabor: NOVO!

Atenção..!
Para não perder o foco, o sentido, a sua direção.
Mas para onde você quer ir mesmo??

E muita calma nessa hora, a estrada é a mesma, não podemos mudar o rumo de nossa trajetória de um ano para o outro kkk mas mudar o jeito, a forma, o pique, o estilo da caminhada... Isso é importante, como já li em algum lugar... O caminho não é novo, ele sempre existiu daquele jeito mas o que muda, desvia ou retira a estrada do mapa de nossas vidas são nossas escolhas.

E eis que Deus em sua supremacia, bondade e inteligência nos concede mais 365 dias humanos para moldarmos a nossa forma jeito, gosto e desejo... E ai como vai ser ?
Tem uma cozinha maravilhosa e aqui fazendo referência Cozinha do Chef  @cozinhadechef que conheço... e o chef todos os dias ( ou sua equipe de sub-chefes! kkk ) envia pelo zap o cardápio do dia com notinhas de rodapés... fantásticas. 

E se você for de salvador sinta-se a vontade para saborear.. (71) 9 8800.3577 / (71) 9 9992.7598

E a de hoje foi curta e enorme em sua "pegada" :  " Nada volta. Mas graças a Deus, algumas coisas recomeçam. "

Re-começar!
Muito mais do que mudar é se tocar, se dar conta de que algo precisa se feito de dentro para fora. Aquele faxinão na alma, sem a ilusão de colocar o lixinho embaixo do tapete da auto-piedade.. Nada disso. É puxar a própria orelha, se corrigir, dar o valor que você merece! Independendo de qualquer coisa ou pessoa. É colocar em voga o velho chavão " seja você mesmo, doa a quem doer." Porque perfeito ou não, lindo ou não, magro ou não. As pessoas vão sempre falar !
E algo em mim mudou quando nos primeiros minutos do dia 1 de 2019, estava na praia descalça, com os pés na água, ouvindo o barulho do mar, sentindo as ondas em seus movimentos cíclicos indo e voltando, e um filme do ano 2018 que não foi, em suma tão bom assim. Mas foi repleto de lições, de vibrações de quebra-mar, de rebuliços e mais rebuliços. 

E inicio de ano tem dessas coisas. É uma ré que damos na inguinação da vida para mudar a direção do caminho a seguir, RE-começar, RE-fazer, Re-criar, Re-ação.... e quantas mais nossa criatividade, tesão, adrenalina e coragem permitirem.
Bjs
E até o próximo post
Debby :)