quinta-feira, 28 de abril de 2016

Feriado passou !!!

.
O feriado passou uffaa !!!!
Há quem não entenda como posso estar feliz em ver o que o final de semana acabou...
Bem, quando você está desempregado(a) mais de um ano, qualquer trabalho ainda que temporário é uma benção, um refrigério para a alma.
Continuo preocupada claro!
Porque sei que um dia vai ser o ultimo daqui a alguns meses. Continuo com a minha luta, entregando curriculo aqui e ali.
Quando a deprê bate entre meus pensamentos, dúvidas e arrependimentos, surge a frase "Faça a sua parte e EU e ajudarei". até hoje não sei se Jesus realmente disse ou se foi outra pessoa num momento sublime de inspiração. Mas me acalma e conforta acreditar que foi o próprio Jesus.


Sábado assistindo um quadro do programa do Luciano Hulck com a família do cantor Daniel, fiquei muito emocionada, um misto de emoção boa com sentimento de vergonha, ao ver a história de vida da família do cantor.
Pensei comigo : - Meu Deus, um casal nessa luta com 5 filhos sendo 1 deles especial!!
Que lição de vida, e ainda hoje conheço gente com 40, 50 anos de idade que ainda mora com pai e mãe, que não vai a luta, que foge de encarar qualquer dificuldade, que se acomoda par ao bom da vida. Que é justamente (mas percebemos depois!) essa luta, esse caminhar, colocar a mão na cabeça e e perguntar a Deus como pagar o aluguel seguinte. São essas dificuldades que nos amadurecem, que nos fazem crescer de dentro para fora.

É essa luta (acredito eu!), esse matar de leão diário que faz com que alguns pais consigam criar filhos com dignidade, honestidade, que formam cidadãos mais civilzados, com isso não quero dizer que situações mais fáceis e confortáveis de vida os pais não consigam. Conseguem sim, claro! O problema é que na dificuldade e com os perrengues de nossa nada mole vida é que são elas.

Bem sei, e acreditar que TUDO PASSA é o que mantem a minha esperança sempre acesa.
É fato que já passei por dias bem difíceis e sobrevivi, tudo bem que nesse ultimo ano passei por momentos bem punks. Sei que existem pessoas que o sofrimento é bem maior que o meu. Nessas horas de reflexão sempre lembro do Jessé (trabalhamos juntos numa empresa ) e quando eu estava a ponto de explodir com meus problemas existenciais ele dizia: - D de coisa D. Débora, podia ser pior!
E quando o pai do Daniel disse entre outras palavras tocantes
- Trabalhar minha gente, tem que trabalhar e cuidar da família.

E saber que tudo é de Deus, as respostas certas, o tempo certo para tudo as vezes acalma e conforta. Mas esse sentimento de inercia que mata. Mas, ai está o verdadeiro trabalho, são essas pequenas transformações que ocorrem com o passar do dias.
É quando você aprende que tem que aprender a ter paciência e em alguns momentos da vida de repente ser a própria paciência.


É quando a oração ganha mai tempo, qualidade, meditação, reflexão e comunhão com Deus.

É quando o silêncio rompe as barreiras dos gritos e comportamentos as vezes insanos do imediatismo, da pressa, da fúria e nesse choque térmico o temporal vai se transformando em Brisa.

É quando Deus sussurra em nossos ouvidos através de palavras e ombros amigos, de leituras edificantes, de visitas inesperadas.. ele sussurra : - 'Faça a sua parte que o céu te ajudará!.

É quando você percebe os dias passando, meses e até anos.. e que a poeira vai sentando e a certeza edificando..o pensamento mais que perfeito. - O que é seu virá ao te encontro, quando Deus assim o permitir.


Bjs e até o próximo post
Debby :)


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Eita diacho!



É uma expressão bem baiana e que se adéqua a qualquer emoção.
E hoje (20/04/2016). Salvador amanheceu linda e quando Salvador amanhece linda muitos de seus metros quadrados são dignos de cartões postais.
Mas, beleza a parte tem muita gente que ainda tem a coragem de acordar mau humorado(a) em dias assim. 
O carrão era lindo, o motorista um gato mas os gestos e os palavrões, depois da contravenção do outro motorista, ficou tudo feio.
O cobrador (trocador) não ouviu o boommm diiiaaaa ruivo e lindo. E a protagonista ficou com cara de paisagem olhando para aquele semblante massacrado e pensou, é cada um com sua cruz e com sua luz!. Ou, com a falta dela!
Mas a vida seguiu e as horas caminharam.


O bom de acordar bem humorado é que o lado negro da força nesse dia não tem vez ... tudo é engraçado e motivo de paz, é a trégua que a alma espera, a pausa que o espirito necessita. Se é em um engarrafamento, o momento é propício para pensar, re-pensar, observar, calar, ouvir .. meditar. Ver o momento da vida passado ao lado. Em cada quadro, em cada rosto, em cada gesto, em cada canto.
Mas, para ... PARAAAAAA que está bom demais!
Já pensou assim né ?
Quando a esmola é demais agente desconfia do santo.
Ai é que está o x da questão.
Só desconfiamos do que é bom, prazeroso, que faz sorrir, que aumenta a ocitocina, acelera a adrenalina, que provoca tesão. Porque, erradamente nos acostumamos a esperar noticias não tão boas, esperar o negativo das coisas e/ou pessoas.


Mas, e o diacho?!?!?!
Ouvi de uma forma tão cômica de um vendedor ambulante. Tão engraçado que as pessoas próximas a mim também riram. Imagine ainda não deu 8 da manhã e a pessoa entra no ônibus completamente bêbada tentando vender água mineral kkkkkk (e eu com meus botões, tinha que ser... tinha que ser na Bahia !! kkkk ) o idioma com certeza, não era português. Foi, quando seu produto caiu no chão e ele foi junto expressando e falando " ohhh diachooooo " a graça e a beleza ?
Foi perceber o sorriso querendo romper a barreira do mau humor do cobrador...

E a vida segue....

Bjs e até o próximo post
Debby :)


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Chove chuva ..


  Sempre que a inspiração bate para escrever, primeiro vem o título e depois desenvolvo o texto na hora, em cima dele.
   Hoje (30/03/2016) Salvador acordou com chuva, há quem adore dias chuvosos, eu (particularmente) detesto, mas, como estou aprendendo a re-formular meus sentimentos. Estou começando a tentar enxergá-los por um outro prisma e mais otimista.
    Depois de Recife algumas coisas em mim mudaram, eu acho que para melhor. Sei que serei sempre suspeita para falar de mim mesma kkk. Então! Comecei a curtir ficar dentro de casa com meus filhotes assistindo filmes, desenhos animados e etc.
    Eis que a chuva passou a ter uma conotação e um significado diferentes. E percebi que quando estou na rua, na ativa não tenho muito tempo para encarar algo que nessa estação percebo que sempre tenho mais contato " COTIDIANO".
   E!

   Imagina retirar aquela sujeira emocional que há dias ou mesmo meses incomoda e de alguma forma eu arrastava para debaixo do tapete do lixão emocional.
   Mas dias de chuva me levam para a infância quando brincava de baleado com as vizinhas na rua. Delicia mesmo era tomar banho de mar, debaixo da chuva.
    E hoje, me vi na janela do ônibus em pleno engarrafamento, observando as gotinhas de chuva dançando ... olhei com gratidão para o céu nublado, achando estranho não sentir tristeza, ou melancolia. Agradeci pelo dia não tão lindo assim mas com certeza repleto de beleza e sutilezas vindas de Deus.


Bjs e até o próximo post
Debby :)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Efeito colateral


Não!
Não é sobre odontologia.
Ultimamente o Rubem Alves está vindo muito em meus pensamento. Estou adquirindo um hábito que ele sempre teve... andar com papel e caneta sempre em mãos. Até porque não sabemos onde e nem quando a nossa inspiração vai querer nos visitar.


Mas o que me futucou os botões hoje foram duas palavrinhas... efeito colateral.
Esse efeito causado por qualquer atitude nossa, principalmente o pensamento.
Tem dias que acordo só pensando bobagens.. dai não escrevo nadica, claro!
Outro dia estava lembrando de uma conversa minha com Deus, em que eu dizia que queria ser  como minha mãe e disse também que não queria ter nascido sob o signo de virgem.
se bem que, conheço cada virginiana retada, virada na zorra!!! 
    Esse efeito  colateral de ser como sou, das minhas ações, ou da falta delas (principalmente).
    Com o tempo aprendi uma coisa.. a beleza, o encanto e a magia de cada amanhecer traz embutido 24 horas de esperanças ( isso se agente quiser enxergar ), De horas que ainda não vividas, de novos pensamentos e principalmente de novas chances de mudar em nós, o que nos incomoda.
   Tenho a terrível, sórdida e macabra mania de reclamar (dizem que reconhecer um defeito já é um bom começo) e o pior ... o eleito(a) para as mesmas retóricas de sempre é a mesma pessoa. E eis que esse efeito colateral chacoalhou  minha alma por dentro.
    Não sei se você tem o costume de falar sozinho .... eu tenho! não em público, lógico! kkk
    Quando a pessoa me deu o feedback pela trilionésima vez reclamando da mesma coisa sem uma única tentativa de mudar algo da situação.
    O efeito colateral.. putz!
    Corri para o banheiro e disse a mim mesma.
    - criatura o que é isso ? Como tu faz a mesma reclamação de meses, de dias, de horas para a mesma pessoa sem uma única ação sua para mudar a situação ???

Efeito colateral: CONSCIENTIZAÇÃO


Talvez eu esteja dizendo a mim mesma a solução não tão transformista e necessária como deveria. Mas paliativos , tipo "tapando o sol com a peneira". Que com certeza não vai me levar a lugar algum.
E decidi pelo clássico ... se você tiver uma situação limão, faça uma boa, doce e refrescante limonada.
A verdade é que, quase nunca estamos preparados para  a verdade, seja ela qual for. Mas ela sempre te busca, te procura, te cata e finalmente te acha!.

Efeito colateral - ESTIAGEM

Situação anestésica do tempo ao redor, é o seu próprio tempo exigindo um tempo, uma pausa, porque a vida é feita de pausas entre os momentos e é quase certo que algum deles foi uma constante ou uma determinante nessas pausas.
Eu não sou perfeita, você, ele, eles.
Nós não somos perfeitos, então porque perder tempo com comportamentos alheios que já estão intrínsecos no outro?

Efeito colateral: REFLEXÃO


É quando o seu tempo de esperar pela hora certa, pelo momento certo cansa.
Cansa de querer mudar o que é imutável, o inalterável.
É quando você percebe de maneira madura, feliz e perspicaz que não tem culpa. Porque você fez a sua parte... 

Efeito colateral: CONSTATAÇÃO

Quando a vida, o universo, Deus e seus sinais dizem a todo instante que somos autores de nossos dramas, de nossas cenas, de nossas novelas. Que somos protagonistas de nossas escolhas, ações e consequências. Hora seremos autores e outras réus.. sem culpas em terceiros, sem culpar o azar.. a sorte, a falta dela, dele, somos tudo isso junto e misturado. Mas essencialmente misteriosos, mágicos, humanos e corajosos o suficiente para um dia ter essa sacada da vida e dar a guinada triunfal, magistral. Estejamos na casa dos quarenta, dos cinquenta, não importa!.. 
Simplesmente por que existe vida.

É quando o dínamo interior diz que nada tem valor sem amor pela vida, sem respeito pela vida e tudo que ela traz.
Que a esperança por menor que seja agiganta uma alma

Efeito colateral: VIDA.

Bjs e até o próximo post.
Debby :)







quinta-feira, 7 de abril de 2016

Santa curiosidade


A minha prima tem uma clinica odontológica ( eu pretendo ser paciente ... um dia ) 
Então! 
Já me familiarizei com algumas coisas, pessoas e termos do mundo dental, mas aquela zoadinhaaaa (timmmmmmmmm) ainda treme minha alma por dentro.
Com esse avanço ultra-mega-power-avançado da tecnologia podiam re-inventar esse aparelhozinho com silenciador né ? kkkkk


   Então prontuário vai, prontuário vem me bati com aquele "rx" que sempre, SEMPRE, aparece antes do medicamento no receituário.
    E como toda boa baiana curiosa fiquei me perguntando
"que diacho é isso ?" Me diz!!
   Diacho no dicionário baianes depende do estado de humor de quem está pronunciando kkk tipo: Se você estiver calmo é algo que não se sabe o nome e funcionalidade. Que foi o meu caso!

   Fui no nosso pai maior "GOOGLE" e descobri que esse "Rx" existe desde os primórdios da humanidade ou quase.

Dr. Alexandre Amato
O “R” cortado (Rx) é um símbolo usado por alguns médicos no início de sua prescrição, não é um simples “R” e “x”, é um símbolo que não existe no nosso alfabeto, é um “R” itálico, com uma perna maior, com a linha do “x” cortando-a (.).
Existem várias explicações sobre sua origem. Uma dela é de que o símbolo deriva do “Olho de Horus” ou “Olho Sagrado”, um símbolo mitológico do Egito antigo, que significa proteção, restabelescimento da saúde, intuição e visão. Os egípcios usavam o símbolo para afastar o perigo, a doença e má sorte, sendo muito parecido com a abreviação “Rx”. O símbolo originou da lenda do deus egípcio Hórus (ou Harpócrates), deus do Céu, filho de Osíris (deus do Sol) e Ísis (deusa da Natureza), que lutou contra seu tio, o deus Seth (deus do Caos), assassino de seu pai, pelo trono do Egito. Numa das disputas, Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus (a Lua), mas foram curados e sua visão restaurada, quando Thoth (deus da Sabedoria e da Mágica) uniu as partes e derramou leite de gazela. Finalmente, após 80 anos, Hórus, com sua visão restaurada, derrotou Seth e tomou o trono do Egito, reunindo novamente o Egito.
    O símbolo une um olho humano com as marcas de um falcão, ou cicatrizes da restauração, pois Hórus tinha a cabeça de falcão. Tem sido usado por séculos, representando saúde e proteção.
   Outra teoria, é de que deriva do latim “recipere”, significando “recuperação” ou “take, thus”e precede a prescrição de alguns médicos.
    Nos tempos em que os médicos precisavam prescrever a fórmula do medicamento, e misturando e compondo seus ingredientes. A abreviação “Rx” era completada por uma afirmação como “fiat mistura” que significa “que a mistura seja feita”.
Outra teoria é de que “Rx” é uma invocação ao Deus Romano, ou ao planeta da sorte, Júpiter. Uma prece a ele, para que o tratamento seja efetivo, tanto que, em manuscritos médicos antigos, todos os Rs eram cruzados.
Talvez, o símbolo não seja muito usado em nosso País, por sermos essencialmente católicos.

Fonte: http://www.culturaesaude.med.br/content/hist%C3%B3ria-da-prescri%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica

   Sabe quando o peito infla de satisfação. Tudo bem, que comparado as grandes curiosidades mundias essa minha é chulezinho. Mas fiquei realizada.
Se levar em consideração que a maioria dos médicos que entrevistei não obtive resposta e outros respondiam: - Nem me pergunte porque nem meu professor da faculdade explicou!

    Estou começando a considerar essa minha santa curiosidade como um dom... será ? :)

Bjs e até o próximo post
Debby :)